28 junho, 2010

Minha cidade natal, Belo Horizonte (Vander)

Belo Horizonte é uma das 12 cidades brasileiras que serão sede dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, e uma das subsedes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016
Pampulha
Ver artigo principal: Pampulha Igreja de São Francisco de Assis. A 8,5 km do centro de Belo Horizonte está a Região da Pampulha, com uma grande lagoa artificial, com belas e modernas residências. Ali há um conjunto arquitetônico de importantes obras: a Capela de São Francisco de Assis, localizada na beira do lago, projetada por Oscar Niemeyer e decorada com pinturas de Cândido Portinari, recebeu jardins do paisagista Roberto Burle Marx. É também na Pampulha que se encontra o estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como o Mineirão, o segundo maior estádio de futebol do país; o Mineirinho, que detém o recorde de público em um jogo da Superliga, na partida entre Telemig Celular/Minas x Ulbra em 21 de abril de 2001 com a presença de 23.535 torcedores, e o recorde mundial de público em um jogo de vôlei indoor na partida entre Brasil e a Itália, com 25.326 torcedores presentes; a Casa do Baile; o Museu de Arte da Pampulha (MAP); o Parque Ecológico da Pampulha; o Jardim Botânico de Belo Horizonte; o Parque Guanabara; e o Jardim Zoológico da cidade.
Bares e restaurantes
Nacionalmente conhecida como a "capital nacional do boteco", existem na cidade cerca de 14.000 estabelecimentos, mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil. O lazer da cidade ocorre em seus milhares de restaurantes, bares e botecos. A culinária mineira é uma atração concomitante que acompanha bem a cerveja, o chope, o vinho ou a famosa cachaça mineira. As opções para ir são inúmeras. É possível frequentar desde o tradicional boteco-copo-sujo até sofisticados restaurantes, adegas, choperias, pubs e cafés. As motivações para frequentar os bares também são variadas: há estabelecimentos especializados no happy hour, no fim-de-noite, em negócios, em paquera, em música e outros. Todos os anos no mês de abril é realizado o festival Comida di Buteco, competição anual de bares que serve de pretexto para visitar diversos bares e botecos de BH todas as noite durante um mês em busca dos melhores petiscos ou tira-gostos, como dizem os mineiros. Alguns dos 40 melhores bares disputam em categorias como higiene, temperatura da cerveja, serviço e principalmente, o melhor tira-gosto. Os vencedores são decididos não só pelos jurados mas também por votação popular.
Música Fernanda Takai, vocalista da banda belo-horizontina Pato Fu. Muitos artistas reconhecidos no país e no exterior surgiram em Belo Horizonte. O Clube da Esquina é um movimento musical originado em meados da década de 1960 e desde então seus membros influenciam a cultura da cidade e do estado tendo artistas importantes como Tavinho Moura, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Márcio Borges, Fernando Brant e o 14 Bis. Outros artistas importantes surgidos no cenário da cidade são Paulinho Pedra Azul, Vander Lee, Skank, Pato Fu (selecionada pela revista Time como uma das 10 melhores bandas do mundo), Sepultura, Jota Quest, Tianastácia, a dupla César Menotti e Fabiano e os corais Ars Nova e Madrigal Renascentista. O Uakti, grupo de música instrumental. Um outro grupo artístico inovador é o Uakti. Eles criam seus próprios instrumentos musicais usando materiais como PVC, madeira, metais e vidro. Seu nome é baseado num mito dos índios Tukano e reflete o sentimento índigena presente em seus trabalhos.[carece de fontes?] A cidade ainda sedia anualmente grandes festivais populares que levam milhares de pessoas ao Mineirão como o Axé Brasil, de música baiana, e o Pop Rock Brasil, de música pop. Belo Horizonte também tem se consagrado como um dos grandes polos da música eletrônica mundial, realizando diversos festivais do gênero com bandas e DJs de renome internacional atraindo turistas de todas as partes do país. Destaque para o Festival Creamfields Brasil sediado na cidade e realizado em 12 países .
Esportes
Mineirão. Há outras duas agremiações futebolísticas profissionais: o América e o Venda Nova. Belo Horizonte abriga importantes e tradicionais clubes sociais onde se praticam os esportes especializados como o Iate Tênis Clube, o Clube Belo Horizonte, o Mackenzie Esporte Clube, o Pampulha Iate Clube, o Ginástico Esporte Clube e o Minas Tênis Clube. A cidade conta com dois grandes estádios: Mineirão, o maior estádio de futebol de Minas Gerais e segundo maior do Brasil. Tem capacidade para 76.500 espectadores;Independência, do América, com capacidade para 18.000 pessoas;Além desses, Belo Horizonte possui três grandes ginásios: Mineirinho, com capacidade para cerca de 25 mil pessoas; Arena Vivo, arena multiuso do Minas Tênis Clube, com capacidade para 4.000 pessoas; Chevrolet/Marista Hall, do Instituto Marista, uma arena multiuso com capacidade em torno de 3.700 pessoas. Atualmente, o espaço é utilizado para shows e eventos culturais e artísticos. No atletismo, é realizada anualmente desde 1999 a Volta Internacional da Pampulha, prova pedestre disputada de 17.800m de percurso, em comemoração ao aniversário de capital.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário