30 maio, 2010

São Gonçalo do Rio das Pedras,minha cidade natal (Lucimari)

O arraial de São Gonçalo do Rio das Pedras data do início do século XVIII, quando a exploração de ouro se intensificou na região do Serro Frio, hoje Serro. Registros de 1732 citam a existência de “pessoas com casas de vivenda, roças e engenhos” na região. O nome deve-se a lenda de um menino que vivia na vila, não tinha família e que sempre se encontrava próximo a um pé de goiabeira, no alto do morro, brincando. Com o tempo, os moradores descobriram que se tratava de um santo, São Gonçalo. No local da goiabeira foi construído então uma capelinha, onde hoje é a Igreja Matriz de São Gonçalo do Rio das Pedras. Na segunda década do século XX, instalou-se em São Gonçalo uma companhia para a industrialização de vinho. A atividade industrial não vigorou, porém a produção caseira de vinhos se mantém na comunidade, onde os quintais, em sua maioria, ainda possuem parreiras de uva. Encontramos ainda na cidade um antigo rancho para pouso de tropas, o único preservado em Minas Gerais, onde descansavam os tropeiros que abasteciam o mercado de Diamantina de gêneros alimentícios. Situada no alto do Espinhaço, a 1150 m de altitude, a localidade guarda as características urbanas do período colonial, com seu belo casario às margens do Rio das Pedras, cujas águas límpidas compõem a cachoeira do Comércio, situada no centro da localidade. Há também em São Gonçalo do Rio das Pedras outras cachoeiras, como a da Grota Seca, a Cachoeira do Retiro, a Cachoeira do Pacu e a Cachoeira do Cadete, e outas belezas naturais como a Pedra da Rapadura, a Serra e Pico do Raio e cachoeiras subterrâneas. Nos atrativos culturais encontramos trechos de calçamento original em pedras da Estrada Real e nos atrativos religiosos a Lapa da Igreja e a Igreja de São Gonçalo. Ir à São Gonçalo do Rio das Pedras é reviver a história da região, conhecer as belezas da localidade e dividir com os moradores técnicas e conhecimentos. População: 1.522 habitantes. Sede: Serro Distância de São Gonçalo do Rio das Pedras a Serro: 29 km. Acesso a Serro: estrada de terra. Infra-Estrutura: Posto de Saúde, Telefonia móvel Oi, Telefonia fixa, água tratada (poço artesiano), energia elétrica e Caixa Federal.
Atrativos Turísticos Naturais: Cachoeira do Cadete, Serra do Raio, Pinturas Rupestres, Cachoeira do Bananal, Cachoeira do Retiro, Cachoeira do Comércio, Cachoeira do Retiro, Cachoeira do Pacu, Cachoeira da Grota Seca, Rio Jequitinhonha, Várzea da Serra do Raio, Serra e Pico do Raio, Pedra da Rapadura e cachoeiras subterrâneas.
Culturais: Tapeçaria, Artesanatos, Pastorinhas, Grupo de Flautas, Funivale, Caminho Histórico – Estrada Real e Festival de Férias. Religiosos: Igreja de São Gonçalo, Lapa da Igreja, Semana Santa, Festa do Rosário e Festa de São Gonçalo
Casinha da Cultura
Informações da Atração:
Descrição:
Este é um espaço onde a comunidade local manifesta a sua cultura, resgatando e demonstrando costumes, tradições, danças, artesanatos, lendas, contos e brincadeiras, cantigas de roda, teatros, manifestações populares, festas religiosas e registros de memórias da população. O objetivo da casinha é atrair visitantes desde a infância até a terceira idade.
Serviço Localização: Distrito de São Gonçalo - Serro
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário