22 novembro, 2009

Aprenda a usar as ferramentas do Windows

O Desfragmentador de Discos e o Restaurador do Sistema são dois aplicativos que fazem parte do Windows.
O primeiro reorganiza os arquivos gravados no HD, melhorando o desempenho do sistema e colaborando com a vida útil do equipamento.
Já o Restaurador do Sistema volta o Windows no tempo, corrigindo erros, como a instalação mal-sucedida de um programa, configurações inadequadas que criam conflitos ou a exclusão involuntária de arquivos.
Veja como fazer:
DESFRAGMENTANDO O DISCO:
1 Clique no menu "Iniciar", escolha "Acessórios" e, em seguida, "Ferramentas de Sistema". Por último, clique em "Desfragmentador de Disco".
O programa irá abrir.
2 - Caso existam mais de um HD em sua máquina, escolha qual deles você deseja desfragmentar. Para exibir um relatório da unidade, clique em "Analisar"
3 - O processo leva alguns segundos. Após ver os resultados, clique em "Desfragmentar" para começar o processo.
4 - A operação leva alguns minutos e depende do tamanho da unidade. Após realizá-la, os arquivos estarão melhor organizados no HD, que irá funcionar de forma otimizada.
RESTAURANDO O SISTEMA:
1 - Para acessar, clique no menu "Iniciar", escolha "Acessórios", em seguida, "Ferramentas de Sistema" e, por último, "Restauração do Sistema."
2 - O aplicativo oferece três opções: restaurar o computador, criar um ponto de restauração ou desfazer a última alteração. Selecione a primeira e clique em "Avançar"
3 - Em seguida, o calendário vai mostrar datas com pontos de restauração. Escolha uma anterior às mudanças feitas no computador, sejam elas a instalação de um programa que deu errado ou a exclusão de um arquivo, e clique em "Avançar".
Dica:
Para arquivos apagados erroneamente e que não se encontram na Lixeira, execute o Restaurador do Sistema logo em seguida, sem reiniciar ou desligar o computador.
4 - O programa irá encerrar o Windows e realizar as alterações. Na maioria dos casos, a operação é bem-sucedida, e os erros são corrigidos.
Fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 24/05/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário